logo

Tel.: (21) 3902-1462 (Centro) e 3272-5601 (Res.)
Cel.: (21) e 99157-5825 (Claro e What's App)
Email: monicarobs@hotmail.com e c/c: retadechegada@oi.com.br
Áreas: Administração & Engenharia de Produção e Direito
Sede Administrativa: Atendimento Virtual


"Mais que a partida é a chegada." - Mônica Roberta


10
JAN
2019

Preparatório Concurso Público: UFF, Administrador. Início em 16/01/2019

 

“OBS.: As sugestões bibliográficas não devem ser limitadoras para os estudos necessários a realização do Concurso. Outros materiais didáticos que abordem os tópicos dos conteúdos programáticos do Concurso podem servir de orientação para os estudos, ficando a critério de cada Candidato escolher a bibliografia que entender como mais conveniente dentre as sugeridas ou não. As referências sugeridas têm caráter orientador e não retiram o direito da banca de se embasar em atualizações, outros títulos e publicações não citadas.”

 

I – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS DE NÍVEL E (PROVA EM 31/03/2019)

* ADMINISTRADOR

. Disciplinas Profa. Mônica Roberta: 10 aulas. Exercícios com teoria. Material incluso, digital e impresso.
. Quartas: 16/01, 23/01, 30/01, 06/02, 13/02, 20,02, 13/03, 20/03, 27/03 e segunda: 25/03, das 18:30h às 21:30h.
. Local de aula: Curso Gabarito, Rua Araújo Porto Alegre 71, 3º andar, Prédio da ABI. Cinelândia.
. Quórum mínimo: 15 alunos. Preço: 10x R$50,0 (cheque/cartão), aula avulsa: R$60,0.

 

 

1. Recursos Humanos: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. Conceito de gestão de pessoas; a contribuição da psicologia social; história brasileira das práticas de Recursos Humanos; Modelos de Gestão de Pessoas; Recrutamento, seleção e testes psicológicos; Cargos, salários e benefícios; Aprendizagem, treinamento e desenvolvimento; Avaliação de Performance e Competências; Comunicação e Endomarketing; Qualidade de vida, saúde e ergonomia; Relações e Direito do Trabalho; Consultoria Interna e Externa; Carreira e perfil do gestor de pessoas; Medidas de RH; Absenteísmo, sua análise, custos e redução; Desligamento de funcionários e seus custos; Atitudes e Envolvimento dos Funcionários..
. Sugestões Bibliográficas: FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH:conceitos, ferramentas e procedimentos. – São Paulo: Atlas, 2009. CASCIO, WAYNE. Investimento em Pessoas. – Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

3. Gestão de Marketing: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. O escopo do Marketing; Orientações da Empresa para o Mercado; Conceitos, tendências e tarefas fundamentais do Marketing; Desenvolvimento de Estratégias e Planos de Marketing; Coleta de Informações e Análise do Ambiente de Marketing; Condução da Pesquisa de Marketing e Previsão de Demanda; Satisfação, valor e fidelidade ao cliente; Análise dos mercados consumidores; Análise dos mercados organizacionais; Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo; Criação de Brand Equity; O posicionamento de marca; Concorrência; Estratégia do Produto; Desenvolvimento e gerenciamento de serviços; Determinação de preço; Gerenciamento de varejo e atacado; Gerenciamento de comunicação de massa; Marketing Direto e vendas pessoais.
. Sugestões Bibliográficas: KOTLER, PHILIP. Administração de Marketing. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

 

4. Planejamento Estratégico: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. Concepção estratégica; O processo estratégico; Intenção estratégica; Diagnóstico estratégico externo; Diagnóstico estratégico da organização; Construção de Cenários; Política de Negócios; Modelos dinâmicos de cooperação e concorrência; Definição de objetivos e formulação das estratégias; Desempenho organizacional; Governança Corporativa e liderança estratégica; Empreendedorismo; Auditoria de Resultados e Avaliação Estratégica.
. Sugestões Bibliográficas: CHIAVENATO, IDALBERTO. Planejamento Estratégico. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

 

5. Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. Planejamento na Logística, Objetivos do Serviço ao Cliente; Estratégia: de Estoques, de localização e de transporte; Organização e Controle; O comércio e a logística; A evolução da logística ao Supply Chain Management; Os desafios do comércio eletrônico; Canais de Distribuição; Previsão de demanda; A cadeia de valor e a logística; Distribuição física; Operadores Logísticos; Roteirização de veículos; O custeio ABC na logística; Produtividade, eficiência e benchmarking de serviços logísticos.
. Sugestões Bibliográficas: NOVAES, ANTÔNIO GALVÃO. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. BALLOU, RONALD H. Gerenciamento da cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. 5ª ed. – Porto Alegre: Bookman, 2006. CHRISTOPHER, MARTIN. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor. – São Paulo: Thomson Learning, 2007.

 

6. Produção e Materiais: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. Administração da Produção e Operações – fundamentos estratégicos; Produtos e processos em produção e operações; Instalações em produção e operações; Planejamento e controle de produção e operações; Confiabilidade e o futuro da gestão de produção e operações; Medidas e Avaliação de Desempenho em Produção e Operações; Qualidade Total e melhoramento; Just in Time, Controle estatístico, manutenção e confiabilidade de processos.
. Sugestões Bibliográficas: CORRÊA, HENRIQUE L. Administração da Produção e Operações – manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. – São Paulo: Atlas, 2008.

 

7. Sistemas de Informações: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. O sistema empresa; Introdução aos sistemas de informação; Tecnologia da Informação; Informação empresarial; Sistemas de Informação convencional; Estratégia empresarial e sistemas de informação empresariais; Tecnologias aplicadas a sistemas de informação empresariais; Metodologias de desenvolvimento e de implantação de sistemas de informação; Integração, qualidade e divulgação da informação.
. Sugestões Bibliográficas: REZENDE, DENIS ALCIDES. Tecnologia de Informação aplicada a sistemas de informação empresariais. – São Paulo: Atlas, 2009.

 

8. Teorias da Administração: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. Abordagem clássica da administração; Abordagem Humanística da administração; Abordagem Neoclássica da administração; Abordagem Estruturalista de administração; Abordagem Comportamental de administração; Abordagem Sistêmica de administração; Abordagem Contingencial de administração.
. Sugestões Bibliográficas: CHIAVENATO IDALBERTO. Introdução à teoria geral da administração. – Rio de Janeiro: Campus, 2000. RIBEIRO, ANTÔNIO DE LIMA. Teorias da Administração. – São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

 

9. Estrutura Organizacional, Sistemas Administrativos: PROFA. MÔNICA ROBERTA, INÍCIO EM 16/01/2019.
. Origens, aplicações e evoluções da estrutura Organizacional, avaliação da estrutura organizacional; Departamentalização; atividades-fim e atividades de apoio; Atribuições das unidades organizacionais; Delegação, centralização e descentralização; Amplitude de controle e níveis hierárquicos; Manual de organização; Implementação, avaliação e aprimoramento da estrutura organizacional; Organização, sistemas e métodos; Estrutura de sistemas; Análise de Sistemas administrativos.
. Sugestões Bibliográficas: OLIVEIRA, D. de P. R. Estrutura Organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. – São Paulo: Atlas, 2006. PINTO, NELSON MARTINS. Sistemas Administrativos: uma abordagem moderna de O&M. – São Paulo: Atlas, 1990.

 

2. Finanças Empresariais: 8 AULAS (INÍCIO A PROGRAMAR)
. Finanças de empresas, administrador financeiro, objetivos das sociedades por ações, Mercados Financeiros; Demonstrações Financeiras e Fluxo de Caixa; Princípios Fundamentais de Finanças; Valor Presente Líquido; Avaliação de obrigações e ações; Critérios Alternativos de Investimentos; Orçamento de Capital; Teoria do Mercado de Capitais; Risco e Retorno e Teoria da Carteira: Modelo CAPM; Teoria da Precificação por Arbitragem; Decisões de Financiamento e mercados eficientes; Financiamento alongo prazo; Decisões de Estrutura de Capital; Política de Dividendos; Opções e Finanças de Empresas; Arrendamento; Derivativos e Administração de Riscos; Administração do Capital de Giro; Gestão de caixa; Gestão de Crédito; Fusões e Aquisições; Dificuldades Financeiras; Finanças Internacionais, Avaliação da Empresa, Avaliação de Títulos e Ações.
. Sugestões Bibliográficas: ROSS, STEPHEN et alii. Administração Financeira – Corporate Finance. – São Paulo: Atlas, 2002. BRIGHAM, EUGENE et alii. Administração Financeira – Teoria e Prática. – São Paulo: Cengage Learning, 2010.

 

. LÍNGUA PORTUGUESA – Níveis D e E – 5 AULAS (INÍCIO A PROGRAMAR)
Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textual. Semântica: sinonímia, antonímia, polissemia. Denotação e conotação. Metomínia, metáfora, sentido figurado. Homonímia e paronímia. Formação de palavras. Flexão nominal de gênero e de número. Flexão verbal. Verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Modos e tempos verbais. Pronomes. Formas de tratamento. Conjunções e preposições. Sintaxe: colocação, concordância e regência. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Ortografia oficial. Pontuação.

. Sugestões Bibliográficas: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Global Editora, 2009. AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 4. ed. São Paulo: Publifolha: Instituto Houaiss, 2018. BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. CARNEIRO, Agostinho Dias. Redação em construção: a escritura do texto. São Paulo: Editora Moderna, 1993. CARNEIRO, Agostinho Dias. Texto em construção: interpretação de texto. São Paulo: Editora Moderna, 1996. CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. FIORIN. J. Luiz; SAVIOLI, F. Platão. Lições de texto: leitura e redação. 17. Ed. São Paulo: Editora Ática, 2007. INSTITUTO ANTÔNIO Houaiss. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2009. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2010.

 

NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Níveis D e E

. Direito Constitucional: 5 AULAS (INÍCIO A PROGRAMAR)

. Princípios fundamentais da Constituição da República. Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Da Organização do Estado (Art. 18 a 31). Da Administração Pública (Art. 37 e 38). Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária (Art. 70 a 75). Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A). Das Finanças Públicas (Art. 163 a 169).

 

. Administração Pública Financeira e Orçamentária: 5 AULAS (INÍCIO A PROGRAMAR)

. Orçamento Público: conceitos, princípios, elaboração, diretrizes, exercício financeiro, restos a pagar e créditos adicionais. Leis Orçamentárias: LDO e LOA. PPA. Estrutura Programática: atividade, projeto e operações especiais. Despesas Públicas: conceitos, classificação, etapas, execução da despesa, despesas de exercício anteriores. Receita Pública: conceito, classificação, origem, etapas e realização da receita. Lei de responsabilidade fiscal (Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000). Lei 4.320, de 17 de março de 1964. Decreto Lei 200/67.
. Sugestões Bibliográficas: Constituição Federal, de 05 de outubro de 1998. Manual Técnico de Orçamento (MTO). Lei Orçamentária Anual (LOA). Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Plano Plurianual (PPA). Lei Complementar n° 101. Lei 4.320/64. Decreto Lei 200/67.

 

II – NÍVEL D – ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO (PROVA EM 24/03/2019)
. Estado: poderes e funções, função administrativa e federação. Administração Pública: órgãos públicos e agentes públicos. Princípio da Administração Pública: princípios expressos e reconhecidos, modelos teóricos de administração pública. Controle da Administração Pública: Ministério Público, Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Classificação e Conceitos dos Controles Quanto: a origem, ao momento, ao aspecto, à amplitude e aos órgãos. Poderes e Deveres do Administrador Público. Ato Administrativo: conceito, elementos, objeto, forma, motivo, finalidade, características, classificação, espécies, extinção, anulação e revogação. Contratos Administrativos: conceito, características, espécies, duração, prorrogação, renovação, cláusulas e convênios administrativos. Políticas Públicas: conceitos, características e classificação. Licitação: conceito, objetivo, princípios, dispensa de licitação, inexigibilidade, modalidades de licitação e pregão. Serviço Público: conceito, classificação, titularidade e princípios. Administração Direta e Indireta: conceito, natureza da função, abrangência e composição. Estrutura Organizacional da UFF: Unidades Administrativas, Unidades Acadêmicas, Conselhos Superiores da UFF. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF (PDI). Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Comunicação e Redação Oficial no Serviço Público. Lei de Acesso a Informação (LAI). Regime Jurídico Único e Seguridade Social do Servidor Público.

. Sugestões Bibliográficas: Administração Pública – Augustinho Paludo – Editora Elsevier. Administração Pública Contemporânea: Política, Democracia e Gestão – Marcos Tanure Sanabio, Gilmar José dos Santos e Marcus Vinicius David – Editora UFJF. Manual do Direito Administrativo – José dos Santos Carvalho Filho – Editora Atlas S.A. Decreto Lei n° 200, de 25 de fevereiro de 1967. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993 – “Lei das Licitações”. Lei n° 8.429, de 02 de junho de 1992 – “Lei da Improbidade Administrativa”. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 – Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o , no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Lei n° 8.539 – Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Decreto/D8539.htm>. Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal Fluminense <http://www.noticias.uff.br/arquivos/estatuto/estatuto-regimento-uff.pdf>. Manual de Redação da Presidência da República <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm>. Sistema Eletrônico de Informações (SEI) <http://www.fazenda.gov.br/sei/sobre>. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFF (PDI/UFF) <http://pdi.sites.uff.br>