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"Mais que a partida é a chegada." - Mônica Roberta


19
MAI
2019

Turma da Marinha/2019, a partir de 12/06/2019

TURMA DA MARINHA – ENG. PRODUÇÃO

 

Correção de todas as questões de produção das provas de 2004 a 2018 (exceto 2005, porque não temos a mesma).

MARINHA_2019_NO_GAB

 

 

Início: 12/06/2018, 9h às 18h do módulo 1.

Obs.: Caso tenhamos quórum, poderemos oferecer outros horários.

 

. Local das aulas: Curso Gabarito, Rua Araújo Porto Alegre 71, 3o andar, Prédio da ABI. Cinelândia.

. Preço do módulo 1: 10x R$50,0 (cheque, dinheiro ou cartão) com material didático incluso.

 

- MÓDULO 1 (PROFA. MÔNICA ROBERTA):

1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES – Manufatura, serviços e operações; sistemas de produção e serviços; sistemas de medidas e indicadores de desempenho em Operações; Medida da produtividade; Vantagem competitiva em manufatura.

2. ANÁLISE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO – Ergonomia; Estudos de movimentos e tempos; Fluxograma de fabricação; Gráficos de atividades e homem-máquina; e Técnicas de registro e análise do trabalho: metodologia OIT; Arranjo físico das instalações industriais; Localização industrial.

3. LOGÍSTICA EMPRESARIAL – Distribuição física; Administração de materiais; Sistema de transporte; Armazenagem de produtos; Manuseio e acondicionamento de produto; Controle de estoques; Aquisição e programação da produção; Entrada e processamento de pedidos; Informações de planejamento logístico; e Planejamento da movimentação de mercadorias; gestão da logística.

4. GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – Gestão do processo de desenvolvimento de produtos; métodos e ferramentas de desenvolvimento de produtos; projeto informacional, conceitual, detalhado; Preparação da produção do produto; Lançamento e acompanhamento do produto e processo; Descontinuar o produto; Processos de apoio.

5. GESTÃO DA QUALIDADE – Fundamentos estatísticos de gráficos de controle de processo; Gráficos de controle para atributos; Gráficos de controle para variáveis: gráficos para a média, gráficos para a amplitude e gráficos para desvio padrão; Métodos especiais para controle de processos: soma cumulativa e amortecimento exponencial; Inspeção por amostragem: planos de amostragem simples para atributos; Processo e agentes da gestão da qualidade; Ambientes básicos de atuação; Modelos de qualidade “na linha” e “fora da linha”; e Estratégias de concepção e implantação dos programas de qualidade.

6. PLANEJAMENTO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS – Arranjo físico da instalação industrial; Localização industrial.

7. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO – Planos de produção e mão de obra; Planejamento geral de capacidade: previsão de demandas, planejamento dos recursos de manufatura e das necessidades de distribuição, balanceamento de linhas, gráficos e métodos de controle; Programação mestre da produção; Gerências de materiais: planejamento de necessidades, gargalos, compra e lote econômico de encomenda, sistemas de estoque com demanda independente com revisão periódica e de revisão contínua, estoque ótimo e de segurança; e Gerência de sistemas de manutenção.

 

- MÓDULO 2:

8. CONTABILIDADE E CUSTOS INDUSTRIAIS – Princípios contábeis geralmente aceitos; Sistemática contábil e regimes de contabilidade; Balanço Patrimonial, contas do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Depreciação; Principais demonstrações: mutações patrimoniais, fontes, usos de recursos e fluxo de caixa; e Enfoques para apropriação de custos: custos por ordem de fabricação, custos por processo e critérios para rateio de custos indiretos; custos fixos e variáveis; custeio ABC.

 

- MÓDULO 3:

9. ANÁLISE FINANCEIRA – Juros simples e compostos; Séries de pagamentos uniforme e gradiente; Amortização de empréstimos: método Price, SAC e correção monetária; e Análise de investimentos e taxa de atratividade.

 

 

- BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

. ANTHONY, A. Contabilidade Gerencial. 2.ed. São Paulo: Atlas.

. BACK, N.; OGLIARI, A.; DIAS, A; SILVA, J. C. Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. Barueri: Manole, 2008.

. BALLOU, R. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 4.ed, 2001.

. BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física. ed. São Paulo: Atlas, 1993.

. BARNES, R. Estudo de movimentos e tempos: projeto e medida do trabalho. São Paulo: Blücher, 1977.

. BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2.ed. São Paulo: Blücher, 1998.

. BROWN, S.; LAMMING, R.; BESSANT, J.; JONES, P. Administração da Produção e Operações: um enfoque estratégico na manufatura e nos serviços. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.

. CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da Produção e Operações. para vantagens competitivas. 11.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

. CHENG, L. C.; MELO Filho, L. D. R. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. São Paulo: Blücher, 2007.

. CONTADOR, J. C. (cood). Gestão de operações: a engenharia de produção a serviço da modernização da empresa. 3. ed. São Paulo: Blücher, 2010.

. CORRÊA, H. L. Administração de cadeias de suprimento e logística: o essencial. São Paulo: Atlas, 2014.

. CORRÊA, H. L. Gestão de redes de suprimentos: integrando cadeias de suprimento no mundo globalizado. São Paulo: Atlas, 2010.

. CORRÊA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2008.

. CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2004.

. ______. Administração de Produção e Operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

. CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N. Administração estratégica de serviços: operações para a experiência e satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 2019, 2.ed.

. ______. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas, 1993.

. CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II / ERP: conceitos, uso e implantação. São Paulo: Atlas, 1997.

. COSTA, A. F. B.; EPPRECHT, E. K.; CARPINETTI, L. C. R. Controle estatístico de qualidade. São Paulo: Atlas, 2004.

. DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da Administração da Produção. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

. DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. Gestão de custos e formação de preços. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

. EHRLICH, P. J.; MORAES, E. A. Engenharia econômica: avaliação e seleção de projetos de investimento. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

. FITZSIMMONS, J.; FITZSIMMONS, M. Administração de Serviços. 7.ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

. GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da Produção e Operações. 8.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

. HAZZAN, S.; POMPEO, J. N. Matemática financeira. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

. HIRSCHFELD, H. Engenharia econômica e análise de custos: aplicações práticas para economistas, engenheiros, analistas de investimentos e administradores. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

. HOFFMAN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Cencage Learning, 2008.

. HOPP, W. J.; SPEARMAN, M. L. A ciência da fábrica. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

. IUDÍCIBUS, S.; MARION, J. C. Curso de contabilidade para não contadores. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

. JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas, 2002.

. KRAJEWSKI, L. J.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração de produção e operações. 8.ed São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

. KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo:Editora Gente, 1993.

. LIKER, J. K. O modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre: Bookman, 2005.

. LOVELOCK, C.; WIRTZ, M.; HENZO, M. A. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

. LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

. MAGEE, J. F. Logística industrial: análise e administração dos sistemas de suprimento e distribuição. São Paulo, Pioneira, 1977.

. MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

. MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

. MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da Produção. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

. MOREIRA, D. Administração da produção e operações. São Paulo: Saraiva, 2012.

. MOREIRA, D. Dimensões do desempenho em manufatura e serviços. São Paulo: Pioneira, 1996.

. MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações. 2.ed. São Paulo: Cencage Learning, 2008.

. NAKAGAWA, M. ABC: custeio baseado em atividades. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

. PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade – Teoria e Prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

. RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L.J. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

. ROZENFELD, H. et. al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

. RODRIGUES, M. V. Ações para a qualidade. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

. SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002,

. SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Princípios de Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2013.

. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.; BETTS, A. Gerenciamento de Operações e de Processos: princípios e prática de impacto estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2008.

. SLACK, N; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.

. SOUZA, M. A.; DIEHL, C. A. Gestão de custos: uma abordagem integrada entre contabilidade, engenharia e administração. São Paulo: Atlas, 2009.

. TEBOUL, J. Serviços em cena: o diferencial que agrega valor ao seu negócio. Brasília: IEL/NC, 2008.

. WOMACK, J.; JONES, D. T.; ROOS, D. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

. ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre, AMGH Editora, 2014.

 

. OBSERVAÇÃO: A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.